sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Como tingir a massa de biscuit

Você pode usar tinta para tecido, corante, tinta a óleo, e até mesmo tinta guache.
 Mas qual seria a melhor alguém poderia perguntar, bom ,eu escrevi abaixo algumas experiências.

 Corante, tinta para tecido, tinta a óleo e tinta guache.

Características:

Corante: é econômico, algumas gotas já são o suficiente, não existe grande variedade de cores, mais é possível fazer misturas e conseguir várias tonalidades.

Tinta para tecido: Quando usada costuma amolecer a massa de biscuit, pode ser uma vantagem se a sua massa estiver dura, ou uma desvantagem, caso a sua massa já estiver muito mole. Existe uma variedade de cores, sempre a utilizo nos meus trabalhos.

Tinta a óleo: Também a utilizo nos meus trabalhos, só evito o preto, pois percebi que quando tingia a massa ia ficando muito ressecada, então quando é preto prefiro a tinta para tecido.

Tinta guache: Eu citei mais como curiosidade, pois seria preciso colocar grande quantidade de tinta para tingir a massa.


Gosto muito de usar essa cor da foto abaixo para fazer chocolates e bolachas, o brun van dick. Caso você não possua tinta a óleo, pode fazer a cor do chocolate usando tinta para tecido marrom e ir acrescentando tinta preta, até chegar nesse marrom bem escuro.

 Vá tingindo a massa aos poucos, e misture até a massa ficar homogênea.

Importante: Coloque pouca tinta, pois após a secagem a peça irá escurecer, e também irá encolher um pouco.


Se você precisar fazer um grande número de peças, o ideal é que a massa seja tingida de uma vez, para evitar diferenças de tons.

Tons pastéis ( cor mais suave) podem ser conseguidos adicionando branco junto com a tonalidade desejada.

A dica para finalizar essa postagem é, estude sobre cores, e ai você descobrirá como usa-las com harmonia no seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário