domingo, 29 de setembro de 2013

Exposição no Sesc durante a Semana Literária de Maringá



Lendo os clássicos Infantis através da arte

Exposição da técnica e da arte em biscuit, com a arte-educadora Eliane G. Corrêa

Esta exposição foi feita especialmente para a semana literária de Maringá. A proposta foi trabalhar as histórias infantis, pois elas são a oportunidade de resgatar o mundo da leitura e da fantasia, o que estimula a criatividade e a imaginação das crianças. Além disso, esses contos de fadas, contém mensagens de bondade, afeto, coragem, sentimentos que contribuem com a formação do caráter das crianças.
Foram escolhidas algumas histórias dos Irmãos Grimm, Antoine de Saint-Exupéry, Hans Cristian Andersen e Bartolomeu Campos de Queirós, o autor homenageado da semana literária.
O objetivo foi ilustrar essas histórias em três dimensões, com técnicas que possibilitassem a criação de volume e da tridimensionalidade.
Para a execução das peças, foi utilizada a massa de biscuit, que é feita de cola e amido de milho, com exceção do planeta do Pequeno Príncipe, em que foi utilizada a técnica da papietagem (tiras ou pedaços de papel rasgado e colados uns nos outros sobre um molde). 


Todas essas peças foram confeccionadas especialmente para essa exposição, e foram fruto de um trabalho de pesquisa, as princesas das histórias me baseei nas da Disney, com a diferença que eu quis colocar a Rapunzel de trança, diferente da do desenho. A bruxa do Bartolomeu Campos de Queirós, eu fiz como a da capa do livro, cabelos vermelhos e roupa azul. Adorei fazer os animais da história dos músicos de Bremen, e o Pequeno Príncipe. A casa de doces fiquei um longo tempo fazendo combinações, até me decidir como ficaria. A Chapeuzinho eu me inspirei numa boneca que vi na internet de uma pessoa muito talentosa chamada Alessandra Caldeira, fiquei encantada com seu trabalho. E é claro também li esses clássicos infantis para me ajudar a construir os personagens.

3 comentários:

  1. Eliane, em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns....seu trabalho é muito bonito, uma graça...
    Olhando as fotos de personagens me surgiu uma idéia....sou professora, talvez esse ano receba uma turma de 4º ou 5º ano....e adoro contar histórias e fazer um projeto multidisciplinar com elas...se isso acontecer realmente, qdo formar o projeto, vc poderia fazer os personagens em biscuit para q eu fosse contando a história com eles...
    Acho uma boa ideia vc fazer todos os personagens de uma história e vender o conjunto acompanhado do livro de história para os professores de educação infantil ou do fundamental....
    Outra coisa gostaria de saber qto é o preço dos presépios e personagens de Natal....

    ResponderExcluir
  2. Que encanto, Eliane...parabénsssssss pela habilidade em construir todos personagens com detalhes riquíssimos

    ResponderExcluir